Terça-feira, 16 de Abril de 2024
José Carlos Barbosa

José Carlos Barbosa

Pricilla Bogo

Pricilla Bogo

Rubens Vanderlei De Castro

Rubens Vanderlei De Castro

Norberto Rohling

Norberto Rohling

Agnaldo Alves Bueno

Agnaldo Alves Bueno

Sonia Aparecida de Campos de Souza

Sonia Aparecida de Campos de Souza

Lucas Gabriel da Silva Braga

Lucas Gabriel da Silva Braga

Weslley Maderson Bortotti

Weslley Maderson Bortotti

Valdecir Antonio Morschheuser

Valdecir Antonio Morschheuser

Última Atualização do site:  

24/07/2023 14:08:55

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Saúde
 
Governo prepara ações para o mês de combate ao câncer de mama
 
26/09/2019
Fonte: AEN-PR
Crédito:

Representantes de Regionais de Saúde e de prefeituras do Paraná participaram da Capacitação de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama, realizada segunda-feira (23), no Museu Oscar Niemeyer. O objetivo do encontro foi a preparação para o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.

A primeira- dama do Estado, Luciana Saito Massa, que idealizou e apadrinhou a campanha deste ano, o Paraná Rosa, falou sobre a valorização da autoestima para o cuidado individual das mulheres. “Queremos um outubro rosa mais humanizado, focado não somente na realização de exames, que é muito importante, porém, a mulher precisa ter a consciência que o estilo de vida, a alimentação e a atividade física também são fatores que contribuem para a prevenção do câncer”, disse ela.

A campanha Paraná Rosa será realizada dentro do Outubro Rosa e tem como objetivo atingir as 5.831.145 mulheres de todo Paraná. Durante todo o mês, 44 municípios do Estado promoverão ações de incentivo e cuidado com a saúde da mulher.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância de falar sobre o assunto durante o ano todo, mas intensificar nesse mês dedicado aos cuidados do câncer de mama. “O Outubro Rosa é o mês de lembrança, em que temos a oportunidade de mobilizar, articular, capacitar e dialogar sobre um assunto tão sério. Os exames estão disponíveis em todo o estado, durante o ano todo, mas esta é a hora de intensificar os cuidados e as 22 Regionais do Estado estarão envolvidas nesta ação no mês que vem.”

AMPLIAR CONCEITOS - O médico epidemiologista, e chefe da Divisão de Detecção Precoce do INCA (Instituto Nacional do Câncer) Arn Migowski, ministrou a palestra sobre a detecção precoce e desconstrução de mitos que envolvem o câncer a convite da Sesa. “O projeto do Paraná para o mês de outubro é muito acertado, pois não trata apenas dos exames em si, mas da prevenção ao câncer de mama por outros meios, como o estilo de vida da mulher. Precisamos ampliar os conceitos e desconstruir alguns mitos que foram formados ao longo das décadas superestimando o papel do exame.”

Para finalizar o dia de aprendizados e capacitação, a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, reforçou a importância da conscientização da mulher. “É preciso que a mulher seja protagonista da sua saúde, conheça o seu corpo, se reconheça, se toque e procure o serviço de saúde, e nós, enquanto agentes de saúde precisamos estar sempre preparados para receber essa mulher e atendê-la da melhor forma".

ABERTURA – A abertura oficial do Outubro Rosa 2019 será na próxima terça-feira (1), a partir das 17 horas, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Saúde confirma mais 2.010 casos e 24 óbitos pela Covid-19 no Paraná
» Com redução dos casos, Paraná registra o menor número de óbitos por Covid-19 em 16 meses
» Estado vai receber mais 450,4 mil vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira
» Paraná recebe 62 mil vacinas da Coronavac nesta sexta para ajustes na imunização
» Boletim confirma mais 2.675 casos de Covid-19. Estado já imunizou 239.862 pessoas
» Saúde determina suspensão de cirurgias eletivas no Estado
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08h00min às 11h00min - 13h00min às 17h00min

Rua Getúlio Vargas, 100 - Centro

Cep: 86860-000 - Jardim Alegre - Paraná - Brasil

 (43) 3475-2590

 cmja@cmjardimalegre.pr.gov.br