Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
José Carlos Barbosa

José Carlos Barbosa

Pricilla Bogo

Pricilla Bogo

Rubens Vanderlei De Castro

Rubens Vanderlei De Castro

Norberto Rohling

Norberto Rohling

Agnaldo Alves Bueno

Agnaldo Alves Bueno

Sonia Aparecida de Campos de Souza

Sonia Aparecida de Campos de Souza

Lucas Gabriel da Silva Braga

Lucas Gabriel da Silva Braga

Weslley Maderson Bortotti

Weslley Maderson Bortotti

Valdecir Antonio Morschheuser

Valdecir Antonio Morschheuser

Última Atualização do site:  

24/07/2023 14:08:55

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Meio Ambiente
 
ITCG entrega documentos para regularizar terras de 358 famílias
 
09/11/2016
Fonte: AEN-PR

O Programa de Regularização Fundiária PróRural-Renda e Cidadania no Campo, coordenado pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), entregou nesta terça-feira (8) Mapas, Memoriais Descritivos e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de propriedades para 358 agricultores familiares de Pitanga, na região centro-sul do Paraná. O evento foi realizado no Centro de Eventos do Lago. 

A documentação é a primeira etapa para que os pequenos agricultores possam obter a titularidade definitiva das terras. A próxima e última fase será a coleta de documentos para dar início ao processo para o ajuizamento da Ação de Usucapião dos imóveis por meio da Defensoria Pública do Paraná, para que finalmente regularizem suas propriedades. Esta fase já está em andamento.

Após a distribuição da ação, a Defensoria prossegue o trâmite processual até a designação de audiência para a realização da sentença pelo juiz. Recebendo o título da terra, os agricultores passam a ser proprietários e não mais posseiros. 

A principal dificuldade da legalização de terras é justamente a documentação técnica destas propriedades. Graças à parceria entre o ITCG e a Defensoria Pública os pequenos produtores podem ter acesso gratuito a estes documentos. 

“A maioria destas famílias não tem condição de arcar com os custos da documentação e de advogados, então o trabalho conjunto com a Defensoria Pública é uma condição essencial”, disse o presidente do ITCG, Amilcar Cabral.

O agricultor Casemiro Helmatus conta que há mais de 60 anos mora na terra e não possui a documentação. Ele e o filho, Paulo Sergio Demgenski, comemoraram a nova fase. "O povo da roça precisa deste apoio, pois sem o documento não conseguimos nenhum financiamento", disse. Ele acredita que a falta de documentação é um dos motivos do trabalhador rural ir embora do campo.

Benefícios - De março até agora os técnicos do Prórural em parceria com a Defensoria Pública do Paraná trabalharam em oito municípios das regiões atendidas pelo programa para consolidar a complementação do cadastro e entregar a documentação, beneficiando cerca de 700 agricultores familiares. 

O Prórural tem como objetivo principal aumentar a competitividade dos pequenos produtores focando prioritariamente nos oito Territórios da Cidadania, que envolvem a Região Central do Paraná e o Vale do Ribeira. A regularização fundiária é fundamental para o fortalecimento regional. Em média, 20 a 30% das famílias destas localidades não têm documentação de posse da terra. Com esse domínio, o pequeno produtor pode percorrer os canais para captar recursos dos governos estadual e federal para desenvolver sua propriedade.

A falta dessa regularização gera instabilidade e insegurança aos agricultores que limitam investimentos produtivos nas regiões e dificultam o acesso a políticas públicas em especial as de crédito, previdenciárias e habitacionais.

"Moro na minha chácara há 18 anos e não consigo fazer nada, nem pegar financiamentos, nem participar do Minha Casa Minha Vida, a gente fica perdido", disse Nilson Rodrigues de Oliveira

Participaram do evento, o secretário da Justiça Cidadania e Direitos Humanos, Artagão Junior, o prefeito de Pitanga, Altair Zampier, o secretário municipal de Agricultura, Ivanir Seben, e técnicos da Emater.

 
 Outras Notícias
» Pesca de espécies nativas está proibida até fevereiro no Paraná
» Consumo de energia no Paraná cai 5,9% no segundo trimestre
» Proteção de nascentes ajuda área rural do Paraná a enfrentar a seca
» Aplicativo da Defesa Civil permite aviso de desastres
» Índice de atendimento com esgoto avança para 70% no Paraná
» Estado e Justiça regularizam terras de 600 famílias de pequenos agricultores
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08h00min às 11h00min - 13h00min às 17h00min

Rua Getúlio Vargas, 100 - Centro

Cep: 86860-000 - Jardim Alegre - Paraná - Brasil

 (43) 3475-2590

 cmja@cmjardimalegre.pr.gov.br