Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
José Carlos Barbosa

José Carlos Barbosa

Pricilla Bogo

Pricilla Bogo

Rubens Vanderlei De Castro

Rubens Vanderlei De Castro

Norberto Rohling

Norberto Rohling

Agnaldo Alves Bueno

Agnaldo Alves Bueno

Sonia Aparecida de Campos de Souza

Sonia Aparecida de Campos de Souza

Lucas Gabriel da Silva Braga

Lucas Gabriel da Silva Braga

Weslley Maderson Bortotti

Weslley Maderson Bortotti

Valdecir Antonio Morschheuser

Valdecir Antonio Morschheuser

Última Atualização do site:  

24/07/2023 14:08:55

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Desenvolvimento Urbano
 
Programa do Governo será apresentado em evento da ONU
 
10/02/2020
Fonte: AEN-PR
Crédito:

O Programa Ruas do Paraná, que propõe a requalificação das vias urbanas dos municípios, é uma das cinco propostas selecionadas, entre as 97 concorrentes de diversas partes do mundo, para apresentação no WUF10 – Fórum Mundial de Urbanismo, nesta segunda-feira (10), em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. O programa propõe a requalificação de ruas com conceitos de acessibilidade, mobilidade, eficiência energética na iluminação pública, saneamento e urbanização.

A conferência é realizada pela UnoHabitat, Agência da Organização das Nações Unidas voltada à promoção do desenvolvimento urbano. A apresentação do Programa Ruas do Paraná,  do Serviço Social Autônomo  Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas,  será feita pelo analista de Desenvolvimento Municipal David Piovezan Pierin.

O Ruas do Paraná visa melhorar os projetos de infraestrutura urbana ao estabelecer padrões para o seu desenvolvimento. Entre esses parâmetros estão o uso de tecnologia de ponta na implantação de sistemas de distribuição de energia elétrica e de iluminação, para promover maior eficiência energética; a garantia de acessibilidade, com a implantação de rampas e passagens elevadas; a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente, com a aplicação de pavimentos permeáveis e espaços para o ajardinamento e o escoamento natural da água da chuva; e da implantação de galerias pluviais, sistemas de drenagem e de saneamento. Há também a preocupação com a mobilidade, ao reservar espaços para o tráfego de veículos e para ciclovias.

O programa deverá ter sua plataforma de modelos e informações completa até o final do ano de 2020, o que inclui um projeto piloto com o início de sua implantação previsto para o segundo semestre.

A partir de meados de 2021, com a conclusão das análises dos resultados do projeto teste, o programa será aberto para todos os municípios do estado. O Ruas do Paraná foi inteiramente desenvolvido por técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade.

EVENTO - O WUF tem como objetivos melhorar o conhecimento coletivo sobre o desenvolvimento sustentável e promover o intercâmbio das melhores práticas. Durante a edição deste ano, está previsto o lançamento de uma plataforma para facilitar o acesso a investidores a projetos de desenvolvimento urbano. Entre os participantes estão técnicos e gestores públicos e investidores de diversas regiões do mundo.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Tecnologia e cuidados podem ajudar a enfrentar a onda de calor no Paraná
» Governo destaca capacidade de modernização da Copel
» Governo entrega R$ 6,6 bilhões em obras de geração de energia
» Tecpar fomenta inovação para o desenvolvimento tecnológico
» Copel é eleita a melhor distribuidora da América Latina
» Tecpar apoia empresas para definir política de logística reversa
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08h00min às 11h00min - 13h00min às 17h00min

Rua Getúlio Vargas, 100 - Centro

Cep: 86860-000 - Jardim Alegre - Paraná - Brasil

 (43) 3475-2590

 cmja@cmjardimalegre.pr.gov.br