Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
José Carlos Barbosa

José Carlos Barbosa

Pricilla Bogo

Pricilla Bogo

Rubens Vanderlei De Castro

Rubens Vanderlei De Castro

Norberto Rohling

Norberto Rohling

Agnaldo Alves Bueno

Agnaldo Alves Bueno

Sonia Aparecida de Campos de Souza

Sonia Aparecida de Campos de Souza

Lucas Gabriel da Silva Braga

Lucas Gabriel da Silva Braga

Weslley Maderson Bortotti

Weslley Maderson Bortotti

Valdecir Antonio Morschheuser

Valdecir Antonio Morschheuser

Última Atualização do site:  

24/07/2023 14:08:55

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Saúde
 
Informações e dados podem salvar vidas na área de saúde
 
09/12/2019
Fonte: AEN-PR
Crédito:

O alerta para o cuidado com o preenchimento de dados foi uma das instruções reforçadas aos profissionais da área da saúde que se reuniram sexta-feira (6), em Curitiba. Foi o quarto encontro macrorregional voltado ao tema: Atenção à Saúde da Mulher e da Criança: inovar para avançar, promovido pela secretaria de Estado da Saúde.

“Usamos os dados para analisar nossas políticas, as nossas diretrizes e planejar as próximas ações. Nos atendimentos, é a partir de dados que inserimos em sistemas e em papel, como as cadernetas, que nos guiamos parcialmente para seguir com os tratamentos, por isso é muito importante o preenchimento correto das informações”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secrearia, Maria Goretti David Lopes.

Aproximadamente 350 pessoas entre profissionais da Atenção Primária à Saúde, das Regionais de Saúde, diretores de regionais, representantes dos hospitais e laboratórios que são fornecedores dos serviços para a Secretaria, debateram casos e receberam instruções, reviram protocolos de atendimento e conheceram experiências de êxito na atenção à mulher no período em que está gestante.

A redução da mortalidade materno-infantil é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Milênio estipulado pelas Nações Unidas. Este objetivo indica que até 2030 acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos, com todos os países objetivando reduzir a mortalidade neonatal para pelo menos 12 por 1.000 nascidos vivos e a mortalidade de crianças menores de 5 anos para pelo menos 25 por 1.000 nascidos vivos.

ESTRATÉGIAS – O Paraná atua de maneira ordenada para ampliar os serviços da atenção básica para qualificar as equipes e melhorar o cuidado e os atendimentos nas unidades de saúde de todo o Estado para a Atenção Materno-Infantil. Além do pré-natal, parto, puerpério (período pós-parto), a Secretaria da Saúde acompanha o crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida. O secretaria atua como parceria e financiadora de Consórcios Intermunicipais de Saúde, Hospitais Públicos e Filantrópicos que constituem os alicerces para a organização dessa linha de cuidado.

A chefe da Divisão da Saúde da Mulher, Carolina Poliques, falou sobre as ações estratégicas que a Secretaria conduz. “Instruímos sobre a importância do acolhimento precoce das gestantes no pré-natal, a realização de no mínimo 7 consultas de pré-natal, exames nos três trimestres gestacionais, a estratificação de risco com a vinculação da gestante ao hospital de referência, o atendimento em ambulatório especializado para as gestantes e crianças de risco para que possamos evitar cada vez mais óbitos.”

A Maternidade Hospital e Maternidade Alto Maracanã, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, iniciou o protocolo de estratificação de risco há quase um ano.

A coordenadora de Enfermagem da Maternidade, Sabrina Nogueira Tanaka, percebeu as mudanças no fluxo em relação às gestantes. “Implantamos a classificação de risco este ano e conseguimos ver os resultados como melhores condições de atendimento às gestantes para saber quem é que precisa ser atendida com urgência ou precisa de um atendimento de referência.”

A atenção especializada oferece atendimento por equipe multidisciplinar para a gestante e criança estratificada como de Alto Risco ou Risco Intermediário, onde faz atendimentos e orientações, complementando as ações desenvolvidas pelas equipes da Atenção Primária.

NEAR MISS - O Near Miss Materno é outra importante estratégia de monitoramento desenvolvida pela Secretaria da Saúde. A enfermeira da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, responsável pelo programa, Glaucia Osis Gonçalves, comenta sobre o monitoramento. “Queremos ampliar a qualidade de atuação dos casos mais sensíveis, ampliar o olhar do hospital em relação a esse tipo de casos. Atualmente temos mais de 1.500 casos notificados de gestantes monitoradas no Near Miss nas regionais de saúde. O monitoramento prevê que o hospital que notificou que há uma gestante em risco elevado, se a mulher teve o melhor atendimento, se é preciso de uma melhoria de atendimento. Caso seja encontrada alguma fragilidade nesse serviço, nós, como Estado e Municípios, vamos oferecer esse auxílio para a qualificação dos atendimentos”, relatou.

CURITIBA – O encontro em Curitiba reuniu profissionais da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 21ª Regionais de Saúde. O propósito dos encontros macrorregionais foi de qualificar as equipes que atuam em todos os municípios paranaenses.

A coordenadora da Atenção Primária de Laranjeiras do Sul, Priscila Baptistel, avalia o encontro. “Nós participamos e percebemos o quanto é importante trocar informações. Gostei muito em especial dos estudos de casos porque são bastante explicativos, didáticos e são práticos.”

A Secretaria organizou a série de 4 eventos macrorregionais que foram realizados em datas e locais separados para ficar mais próximo dos profissionais que atuam diretamente com as equipes de atenção primária.

A coordenadora da Saúde da Mulher do município de Porto Barreiro, Karen Aline Ritter Morais, destacou a participação em eventos “Atualiza os conhecimentos, foi bem dinâmico e nos coloca para refletir sobre os procedimentos. Muitas vezes por sermos poucos, sentimos falta de trocar informações e debater os casos. E nesse encontro percebei que os problemas do nosso município é semelhante às grandes cidades, os procedimentos para atender e cuidar das gestantes é o mesmo.”

Os eventos foram promovidos em Cascavel (Macro Oeste), em Londrina (Macro Norte), Maringá (Macro Noroeste) e em Curitiba (Macro Leste). Aproximadamente 2 mil profissionais participaram dos encontros. A avaliação parcial dos encontros revelou que esse tipo de ação é aprovada por 90% das pessoas e os comentários indicam que a troca de experiências e conhecimentos é de extrema importância para os representantes da saúde.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Saúde confirma mais 2.010 casos e 24 óbitos pela Covid-19 no Paraná
» Com redução dos casos, Paraná registra o menor número de óbitos por Covid-19 em 16 meses
» Estado vai receber mais 450,4 mil vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira
» Paraná recebe 62 mil vacinas da Coronavac nesta sexta para ajustes na imunização
» Boletim confirma mais 2.675 casos de Covid-19. Estado já imunizou 239.862 pessoas
» Saúde determina suspensão de cirurgias eletivas no Estado
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08h00min às 11h00min - 13h00min às 17h00min

Rua Getúlio Vargas, 100 - Centro

Cep: 86860-000 - Jardim Alegre - Paraná - Brasil

 (43) 3475-2590

 cmja@cmjardimalegre.pr.gov.br