Terça-feira, 16 de Abril de 2024
José Carlos Barbosa

José Carlos Barbosa

Pricilla Bogo

Pricilla Bogo

Rubens Vanderlei De Castro

Rubens Vanderlei De Castro

Norberto Rohling

Norberto Rohling

Agnaldo Alves Bueno

Agnaldo Alves Bueno

Sonia Aparecida de Campos de Souza

Sonia Aparecida de Campos de Souza

Lucas Gabriel da Silva Braga

Lucas Gabriel da Silva Braga

Weslley Maderson Bortotti

Weslley Maderson Bortotti

Valdecir Antonio Morschheuser

Valdecir Antonio Morschheuser

Última Atualização do site:  

24/07/2023 14:08:55

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Habitação
 
Sistema de políticas habitacionais do Paraná é premiado
 
25/08/2017
Fonte: AEN-PR
Crédito:

Um programa de monitoramento e gerenciamento da política habitacional do Governo do Paraná foi premiado nesta quinta-feira (22) durante o 64.º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em São Paulo. O sistema, desenvolvido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), recebeu o Selo de Mérito da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, um reconhecimento às contribuições mais relevantes para o desenvolvimento do setor em todo o país.

O prêmio é resultado do desenvolvimento do Sistema de Informações sobre Necessidades Habitacionais do Paraná (SISPEHIS). A ferramenta é utilizada para o monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Paraná (PEHIS-PR), que traduz a política habitacional do Estado em ações concretas, com prazos, programas e recursos, permitindo uma visão estratégica das soluções para o setor.

SISTEMA - De acordo com Bernadeth Dickow, socióloga da Cohapar e autora do projeto, o Paraná é o único estado do Brasil que possui um sistema com essa dimensão de atendimento. “A pesquisa te mostra cada aspecto do déficit habitacional através de fotos e georeferenciamento, que é o que indica o local e as condições da área”, explica Bernadeth. “Cada município tem pessoas capacitadas para acessar o sistema e o atualizar, pois o nosso objetivo é formar uma aliança com o município”, conta.

O SISPEHIS é baseado na pesquisa de necessidades habitacionais do Paraná, realizada em 2010 e atualizada entre 2015 e 2016, por meio do próprio mecanismo, acessível às prefeituras. O modelo permite que os municípios tenham autonomia no preenchimento e atualização sobre as condições de habitação e urbanização de suas localidades. A próxima atualização acontecerá em 2020.

Dos 399 municípios paranaenses, 376 utilizaram o SISPEHIS para atualizar os dados, o equivalente a 97% das localidades, o que permite segurança para o cálculo do déficit habitacional em todo o estado. O sistema é composto por cinco formulários: pesquisa geral, favelas ou ocupações irregulares, cortiços, loteamentos irregulares ou clandestinos e conjuntos habitacionais degradados.

O sistema proporciona pesquisas que resultam no déficit qualitativo, que desenha a realidade brasileira e no déficit quantitativo, que permite o desenvolvimento de programas, linhas de financiamento e investimentos adequados à população.

O SISPEHIS está disponível para consulta pública no site da Cohapar.

http://www.cohapar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=294

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Novo instituto incorpora órgãos ambientais do Paraná
» Parceria entre Estado e BID gera R$ 287 mi em obras e projetos
» Paraná é o primeiro Estado a emitir Documento Nacional de Identidade
» Estado tem primeiro plano para pessoas com deficiência
» Estado repassou quase R$ 170 milhões para rodovias municipais
» Paraná amplia o acolhimento de crianças e adolescentes
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08h00min às 11h00min - 13h00min às 17h00min

Rua Getúlio Vargas, 100 - Centro

Cep: 86860-000 - Jardim Alegre - Paraná - Brasil

 (43) 3475-2590

 cmja@cmjardimalegre.pr.gov.br