Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
José Carlos Barbosa

José Carlos Barbosa

Pricilla Bogo

Pricilla Bogo

Rubens Vanderlei De Castro

Rubens Vanderlei De Castro

Norberto Rohling

Norberto Rohling

Agnaldo Alves Bueno

Agnaldo Alves Bueno

Sonia Aparecida de Campos de Souza

Sonia Aparecida de Campos de Souza

Lucas Gabriel da Silva Braga

Lucas Gabriel da Silva Braga

Weslley Maderson Bortotti

Weslley Maderson Bortotti

Valdecir Antonio Morschheuser

Valdecir Antonio Morschheuser

Última Atualização do site:  

24/07/2023 14:08:55

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Ciência e Tecnologia
 
Paraná intensifica ações de apoio à comercialização de produtos orgânicos
 
17/04/2017
Fonte: AEN-PR
Crédito:

Nos últimos meses, o Programa Paranaense de Certificação de Orgânicos (PPCO) tem intensificado as ações de apoio à comercialização de produtos orgânicos. O Paraná é o maior produtor brasileiro do gênero e está entre os estados com maior número de propriedades certificadas. 

O PPCO é um programa público que orienta e capacita os produtores, além de auditar e certificar a produção de alimentos orgânicos. Em seu oitavo ano de funcionamento, o programa tem aumentado sua credibilidade junto aos agricultores. Desde 2013, 634 propriedades já receberam certificação. 

“O programa se fortaleceu ao longo dos anos e vem avançando com diversas ações realizadas pelos sete núcleos das universidades estaduais, do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia e da ONG Ecovida. Temos dado o suporte necessário, principalmente ao pequeno agricultor, para que também se fortaleça no mercado”, ressaltou o professor Ednaldo Michellon, do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e um dos gestores do PPCO. 

Michellon ressalta que um dos grandes gargalos mundiais no que se refere aos orgânicos é a comercialização. Para mudar este cenário, o Governo do Paraná tem incentivado e promovido ações para apoiar os agricultores neste aspecto. “Uma grande conquista foram as feiras de produtos orgânicos realizadas atualmente em diversas regiões do estado com o apoio dos nossos núcleos. Também estamos motivando as compras institucionais, trabalhando para a criação de associações de consumidores para que comprem diretamente das associações de produtores de orgânicos”, afirmou Michellon.

SITE - O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, destacou o valor social do programa. “Por meio do programa estamos conseguindo levar maior conscientização aos agricultores sobre os benefícios da agricultura orgânica para a saúde da população e para o meio ambiente. Sem contar os benefícios para o agricultor que tem seu produto valorizado no mercado com a certificação”, disse.

A equipe do programa também está desenvolvendo um site, que será lançado no segundo semestre deste ano, que deve ser um canal entre produtores e comerciantes e consumidores. “Pelo site será possível identificar os produtores da região e que tipos de orgânicos eles produzem, por exemplo, possibilitando que o comerciante encontre o produto que procura com facilidade e entre em contato com o produtor através do site,” explicou o gestor da Unidade Gestora do Fundo Paraná, Luiz Cezar Kawano. A mesma ação de divulgação também prevê a colocação de placas nas propriedades certificadas, identificando-as como produtoras de orgânicos e ainda um kit a ser usado pela equipe do programa com vestuário e acessórios para que sejam facilmente identificados nas propriedades. 

O PPCO envolve a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio das universidades estaduais; o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento; o Tecpar, que é o órgão certificador, e ainda a Ong Ecovida, parceira do programa. 

(box)

Feiras de produtos orgânicos apoiadas pelo PPCO 

Maringá: FEPORG - Feira de Produtos Orgânicos de Maringá - Rua Martin Afonso, 50. Em frente ao Instituto de Educação Estadual de Maringá. Aos domingos das 07 às 12h.

Londrina: Na Casa da Vila, na esquina da Rua Venezuela com a Rua Uruguai. Bairro Vila Brasil. Aos sábados das 9h às 12.

Palmeira: Praça Central. Sábados das 7às 12h

Castro: Parque Lacustre. Sábados das 7 às 12h 

Santa Cruz: Em frente ao campus da Unicentro. Terça-feira das 07 às 11h.

Guarapuava: No estacionamento da Unicentro. Quinta-feira das 07 às 11h.

Irati: Unicentro. Quintas-feiras das 10h às 15h.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Pesca de espécies nativas está proibida até fevereiro no Paraná
» Consumo de energia no Paraná cai 5,9% no segundo trimestre
» Proteção de nascentes ajuda área rural do Paraná a enfrentar a seca
» Aplicativo da Defesa Civil permite aviso de desastres
» Índice de atendimento com esgoto avança para 70% no Paraná
» Estado e Justiça regularizam terras de 600 famílias de pequenos agricultores
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08h00min às 11h00min - 13h00min às 17h00min

Rua Getúlio Vargas, 100 - Centro

Cep: 86860-000 - Jardim Alegre - Paraná - Brasil

 (43) 3475-2590

 cmja@cmjardimalegre.pr.gov.br