Terça-feira, 16 de Abril de 2024
José Carlos Barbosa

José Carlos Barbosa

Pricilla Bogo

Pricilla Bogo

Rubens Vanderlei De Castro

Rubens Vanderlei De Castro

Norberto Rohling

Norberto Rohling

Agnaldo Alves Bueno

Agnaldo Alves Bueno

Sonia Aparecida de Campos de Souza

Sonia Aparecida de Campos de Souza

Lucas Gabriel da Silva Braga

Lucas Gabriel da Silva Braga

Weslley Maderson Bortotti

Weslley Maderson Bortotti

Valdecir Antonio Morschheuser

Valdecir Antonio Morschheuser

Última Atualização do site:  

24/07/2023 14:08:55

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Segurança
 
Aniversário da Polícia Militar é marcado por homenagens
 
10/08/2017
Fonte: AEN - PR

A Polícia Militar do Paraná completou nesta quinta-feira (10) 163 anos, e como parte das comemorações, que aconteceram na Academia Policial Militar do Guatupê, o Governo do Estado autorizou a licitação que prevê a reforma do Bloco 3 da academia, no valor de R$ 3 milhões.

A Polícia Militar foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de Caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da corporação é entrelaçada aos mais importantes episódios do Paraná e sua atuação exerceu papel essencial no controle de revoltas militares internas (Revolução Federalista de 1893; Guerra do Contestado de 1912; a Revolta de 1924 e as Revoluções de 1930 e 1932), e até mesmo no maior conflito armado da América do Sul (Guerra do Paraguai).

Na solenidade foram homenageados os militares estaduais, as Forças Armadas e autoridades civis, pela contribuição cedida à corporação. No mesmo evento foi assinado o documento governamental que reconvoca o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, para continuar no Comando.

O secretário da Casa Civil, Valdir Rossoni, leu uma mensagem do governador Beto Richa que exprime, entre outras coisas, a valorização e a importância que a Polícia Militar possui perante a sociedade. “A esses homens e mulheres honrados, policiais e bombeiros militares, é que hoje ofertamos nosso mais franco reconhecimento, pois são o símbolo da persistência, da fé coletiva no equilíbrio e futuro da sociedade brasileira”, diz um trecho da mensagem. “Homens e mulheres que diuturnamente  se fazem presentes em nossa defesa, sem sequer os tenhamos em conta ou lembremos de brevemente lhes saudar”, afirma ainda a mensagem do governador.

Rossoni complementou a nota ressaltando a imagem que a corporação possui perante a sociedade paranaense nestes 163 anos de história e prestação de serviços. “A Polícia Militar do Paraná é a instituição que tem maior respeito da comunidade, poder estar presente é demonstrar o carinho que a população tem pelo trabalho prestado pelos policiais militares” afirmou. “O Governo do Estado está dando as condições para que a PM possa desenvolver esse trabalho com toda a sua estrutura e preparo. Percebo também uma grande satisfação no interior do estado em relação aos trabalhos desempenhados por esta instituição”, acrescentou.

No evento, o secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, salientou que o Governo do Estado tem buscado investimentos para melhorar a prestação do serviço da PM com novas viaturas, armas e outros equipamentos essenciais para a atividade operacional. “A instituição se renova todos os dias com novos procedimentos, se moderniza e a Secretaria tem a obrigação de dar todo o suporte, logística e verba para que venham outros 163 anos de sucesso pela frente”, afirmou o secretário.

O coronel Tortato enfatizou o peso estratégico que a corporação possui no cenário de segurança pública, conquistado por meio do empenho e dedicação dos militares que trabalham em todo estado. “Cumprimos com nosso papel buscando excelência, qualificação profissional e, obviamente, preservando a ordem pública”, disse. Segundo ele, esse momento é para demonstrar gratidão aos militares, à estrutura governamental que viabiliza a atuação da Polícia Militar e à sociedade que reconhece nessa importante instituição um valor muito grande de convívio e de controle social.

A secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, elogiou a postura e o profissionalismo dos policiais e bombeiros militares ao longo da história, bem como o juramente de servir e proteger o cidadão. “Agradeço muito pela maneira como esses militares estaduais trabalham, o respeito pelo cidadão e as ações desenvolvidas em todo o nosso estado. Tenho um grande respeito pelos policiais militares porque, independente de qualquer coisa, eles vestem a camisa, pedem a proteção para Deus e seguem para as ruas todos os dias para nos atender sem nenhuma distinção”, afirmou.

ASSINATURAS - O decreto de reconvocação do coronel Maurício Tortato foi assinado pelos secretários Valdir Rossoni e Wagner Mesquita. A medida estende o tempo de permanência do coronel Tortato no Comando da corporação para continuar com os projetos sociais e operacionais já estabelecidos ao longo de sua gestão. Tortato se aposenta do serviço ativo neste próximo (13), mas continua no Comando.

A autorização para a licitação que prevê a ampliação do Bloco 3 da Academia Policial Militar do Guatupê foi assinada pelos secretários Rossoni, Mesquita e outros secretários de estado presentes no evento. Com isso, a Acadamia, que já é referência nacional em ensino de segurança pública, ganhará mais condições para continuar a formação com qualidade e excelência, diz o coronel Tortato.

HOMENAGENS – Foram homenageados os policiais e bombeiros militares que cumpriram com o dever e foram além do limite. Houve a entrega da Medalha de Sangue, destinada aos militares que durante o cumprimento do dever acabaram feridos e tiveram suas atividades físicas ou psicológicas afetadas.

Um dos homenageados foi o cabo Marlon Jean Carvalho, da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), que se envolveu em um confronto armado, foi baleado e ainda assim conseguiu prender um suspeito. “Para mim é uma satisfação receber essa medalha, o reconhecimento da corporação para conosco nos motiva a sempre fazer o melhor pelo cidadão paranaense?, disse.

Também foi entregue a Medalha Mérito Escolar, destinada aos primeiros três colocados do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO): capitão Alfredo Euclides Dias Neto; capitão Juliano Caciatori e a major Letícia Chun Pei Pan.

Os policiais e bombeiros que completaram 30, 20 e 10 anos de serviços prestados com regime bom ou de excelente comportamento foram condecorados como a Medalha Policial Militar de Ouro, Prata e Bronze, respectivamente.

Oficiais e praças perfilaram-se em frente ao palanque de autoridades e receberam a honraria das mãos dos paraninfos.

Após as homenagens houve desfile de frações de tropas representativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, incluindo as unidades especializadas que atuam em todo o Paraná.

PRESENÇAS - Estiveram no evento o secretário da Casa Civil, Valdir Rossoni; o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita; a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa; o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior; o comandante da Artilharia Divisionária, general de brigada Rodrigo Pereira Vergara; o promotor do Ministério Público Federal, Alexandro José Fernandes de Oliveira; o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato; o subcomandante-geral da PM, coronel Arildo Luis Dias; a chefe do Estado-Maior da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; o superintendente da Agência Brasileia de Inteligência, Roberto Luis Ferreira Miranda; o superintendente da Polícia Federal no Paraná, Rosalvo Ferreira Franco; e o chefe da Casa Militar, coronel Elio de Oliveira Manoel.

Também estiveram presentes o comandante do Cindacta II, coronel-aviador Alvaro Wolnei Guimarães; o chefe do Estado-Maior da 5ª Região Militar, coronel Robert Alexandre Eiekhoff; os deputados estaduais Elio Rech, Pedro Lupion e Luiz Claudio Romanelli; o cônsul-honorário da Rússia, Acef Said; o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis; o juiz da Vara de Justiça Militar, Davi Pinto de Almeida, além de outros convidados dos setores público e privado, oficiais e praças de todos os setores da corporação, amigos e familiares.

 
 Outras Notícias
» Denúncias de violência contra idosos aumentam 28% no primeiro semestre
» Cartilha orienta como proteger crianças da violência doméstica
» Sanepar lança Canal de Denúncias sobre conduta inadequada
» Novos helicópteros reforçarão trabalho da polícia do Paraná
» Polícia Civil já fez mil retratos falados pelo sistema Horus
» DER entrega sucatas de veículos vendidos em leilão judicial
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08h00min às 11h00min - 13h00min às 17h00min

Rua Getúlio Vargas, 100 - Centro

Cep: 86860-000 - Jardim Alegre - Paraná - Brasil

 (43) 3475-2590

 cmja@cmjardimalegre.pr.gov.br