Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
Rubens Vanderlei de Castro - Presidente
Rubens Vanderlei de Castro - Presidente
Claudinei Ferreira - Vice-Presidente
Claudinei Ferreira - Vice-Presidente
Moises Lnortovz dos Santos - 1º Secretário
Moises Lnortovz dos Santos - 1º Secretário
Alfredo Flores - 2º Secretário
Alfredo Flores - 2º Secretário
Geber Abdo Addi
Geber Abdo Addi
Jose Roberto De Matos
Jose Roberto De Matos
Lucas Gabriel da Silva Braga
Lucas Gabriel da Silva Braga
Roberto Lopes André
Roberto Lopes André
Sonia Aparecida de Campos de Souza
Sonia Aparecida de Campos de Souza

Última Atualização do site:  

22/05/2019 13:40:43

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Economia
 
Produção industrial do Paraná tem o maior crescimento do País
 
09/05/2019
Fonte: AEN-PR

A produção industrial do Paraná foi a que apresentou o maior crescimento do Brasil no primeiro trimestre deste ano. O aumento foi de 7,8% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (8).

A produção industrial brasileira fechou o primeiro trimestre com redução de 2,2%. O segundo melhor resultado foi o do Rio Grande do Sul, com aumento de 5,5%. São Paulo, o maior centro industrial do País, registrou queda de 2,6% na produção industrial dos três primeiros meses.

O resultado do acumulado de janeiro a março confirma a posição de liderança que o Paraná já havia alcançado com o resultado do primeiro bimestre. “O Paraná teve o melhor resultado entre as unidades da federação abrangidas pela pesquisa. É um resultado fora da curva, um grande destaque nacional”, afirmou o diretor do Centro de Pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki Júnior.

Puxaram o bom desempenho do Estado no trimestre os segmentos de máquinas e equipamentos (18,5%), derivados de petróleo (14,3%), alimentos (12,8%) e automotivo (11,7%).

“O resultado do Paraná vem principalmente destes quatro setores. Ou seja, é um crescimento sustentado em ramos industriais diversos, o que evidencia uma das principais característica da indústria paranaense, que é a diversificação”, afirma Júlio Suzuki. “O setor industrial paranaense é também mais aberto ao mercado internacional, comparativamente à média brasileira, o que se traduz em maior relevância nas exportações, contornando as limitações do mercado doméstico”.

ALIMENTOS – O diretor do Ipardes também ressalta o desempenho do segmento de alimentos, por sua representatividade dentro do setor industrial. “Este segmento abrange o agronegócio, que é muito significativo no Estado, principalmente no Interior. Além disso é grande empregador e esse resultado da produção industrial provavelmente se refletirá em mais vagas de emprego na indústria de alimentos.

Também o desempenho de máquinas e equipamentos tem influência do agronegócio, já que um dos destaques foi a produção de colhedeiras.

MARÇO – Especificamente em março, a produção industrial paranaense cresceu 2,4% em relação ao mesmo mês de 2018 e 1,5% em comparação a fevereiro.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Transporte de cargas por trem cresce 15% nos Portos do Paraná
» Doe parte do IR para atendimento a crianças e adolescentes
» Governo do Estado prepara planejamento do Paraná até 2040
» Paraná vai implantar registro de empresas exclusivamente digital
» Paraná reforça necessidade de modernização de rodovias estaduais
» Vencimento da segunda cota do IPVA começa nesta quinta-feira
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08h00min as 11h00min - 13h00min a 17h00min

Rua Getúlio Vargas, 100 - Centro

Cep: 86860-000 - Jardim Alegre - Paraná - Brasil

 (43) 3475-2590

 cmja@cmjardimalegre.pr.gov.br